A ESPIRITUALIZAÇÃO DA POLÍTICA COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE
“O pior dogma existente no mundo de hoje é o dogma da separatividade.” Este é um dos mais importantes postulados de Samael Aun Weor, o grande mestre gnóstico do século 20.
Para Samael Aun Weor isso pode ser visto na:
Ciência apartada da espiritualidade
Na espiritualidade afastada da ciência
Na espiritualidade sem trabalho social
E na política distanciada da religiosidade.
Samael foi um grande conhecedor das leis que regem o Universo e a natureza humana, com seus respectivos cenários de dor, degradação e degeneração dos seus aspectos morais, politicos, culturais, espirituais e científicos.
Em seu livro O Cristo Social, editado inicialmente nos anos 1960 no México, dizia Samael que o homem necessita voltar a aprender a pensar e a agir por si mesmo, de forma independente, baseado em sua vontade própria, para fugir do caos social.
Em bases puramente gnósticas, Samael não somente conheceu o problema do homem como também o problema do mundo, e expressou que não é possível nenhuma mudança na sociedade humana se primeiro não haver uma mudança no indivíduo, que é o gerador dessa mesma mudança.
Assim, defende Samael, de nada vale propor um trabalho espiritual dissociado da realidade social e da ação concreta e factual em favor da humanidade.
Podemos concluir dizendo que “o Cristo, como Unidade Múltipla Perfeita do amor Universal não pode ser acorrentado ao dogma da separatividade social”.
só há uma maneira de ser o Cristo ser ele mesmo a midia sempre acha um jeito de inclusão no pensamento humano que coisa
o amor ao próximo não se divide nem se subtrae o Cristo verdadeiro é real e plural