1ª parte
1. Sente-se o estudante em uma cadeira com o rosto para o Oriente, para onde o sol nasce.
2. Faça uma oração à Divina Mãe, ao aspecto materno de Deus.
3. O peito, o pescoço e a cabeça deverão estar em linha vertical. Não dobrar o corpo para os lados ou para trás. As palmas das mãos descansando sobre as pernas de forma muito natural.
4. A mente do devoto deve estar dirigida para dentro, para a Divina Mãe, amando e adorando-A.
5. Os olhos estarão fechados para que as coisas do mundo não o distraiam.
6. Tape a fossa [narina] direita com o dedo polegar (imagem 1), vocalizando mentalmente o mantra TON, ao mesmo tempo que respira ou inala mui lentamente o ar pela fossa esquerda.
|
7. Feche agora a fossa nasal esquerda com o dedo índice. Retenha o alento e pronuncie mentalmente o mantra SA.
8. Exale agora lentamente pela fossa nasal direita (imagem 2), vocalizando mentalmente o mantra HAM, imaginando a energia subindo até o cérebro e depois descendo até o coração.
9. Tape agora a fossa nasal esquerda com o dedo índice.
10. Inale o prana pela fossa nasal direita, vocalizando mentalmente o mantra TON. Retenha o alento vocalizando [mentalmente] o mantra RA. Feche as duas fossas nasais com os dedos índice e polegar.
11. Exale mui lentamente pela fossa nasal esquerda vocalizando mentalmente a sílaba mântrica HAN e imagine a energia subindo até o cérebro e depois descendo até o coração.
Atenção: Essa sequência deve ser feita pelo menos 7 vezes, para se acumular Prana nas baterias psíquicas e curar os canais por onde circulam nossas energias criadoras. Mas caso você seja iniciante, faça quantas vezes puder, e aumente o número de pranayamas gradativamente… Não realize essa prática logo após as refeições, estando enfermo(a) ou a mulher estando grávida ou menstruada…
2ª parte
Após a finalização da sequência do Pranayama Egípcio, realize a seguinte prática devocional:
1. Ajoelhe-se e coloque as palmas das mãos no solo, tocando-se entre si os dedos polegares.
2. Inclinando para diante, prostrado em terra, cheio de suprema veneração, com a cabeça voltada para o Oriente, apoiará sua testa sobre o dorso das mãos, ao estilo egípcio.
3. Depois com a sua laringe criadora vocalizará o poderoso mantra RA dos egípcios, alongando o som das duas letras, assim: RRRRRRAAAAAAA…
Vocalizam-se sete vezes consecutivas.
Contraindicações
- Não se recomenda às mulheres no período menstrual nem às mulheres grávidas que pratiquem o Pranayama Egípcio;
- Tanto as mulheres quanto os homens que estiverem com mal-estares ou enfermidades não devem realizar esse mesmo Pranayama.
fiz a muito tempo o pranaama e já ñ me recordava
agora posso tirar duvidas muito obrigado
a kundalini só pode ser despertada quando o homen ea mulher estao juntos? ou pode-se despertar a kundalini só com meditações sem o auxílio da mulher ou nao é possivel?
Precisa-se manipular duas polaridades para que a eletricidade se expresse. Na energia Kundalini são necessárias duas forças (feminina e masculina) para que seja despertada.
Uma só polaridade não produz movimento, dinamismo e despertar…
Nessa prática a mulher não deve começar tapando a narina esquerda, devido ao fato de da narina esquerda da mulher ser solar, ou me equivoquei?
Oi, Eliane. Na verdade, não fazemos essa distinção entre começar pela narina esquerda ou direita. O que importa é que a prática seja feita, e se possível, no maior tempo que se conseguir.
Com a prática constante, as polaridades solar e lunar irão se equilibrando, equilibrando todo o sistema respiratório, e por consequência, todos os outros sistemas (circulatório, hormonal, digestivo, geniturinário etc.), proporcionando-nos saúde, paz e harmonia…
Em alguma parte do processo é necessário “trancar” o coxi?
Grato
Cury
Boa Tarde, por favor pode me informar se este pranayama é contra indicado para cardiacos? se for, me informe qual pranayama devo fazer.
grato!
salvador/ba
Caso Euler, tudo depende da gravidade cardíaca enfrentada.
Sugerimos que se consulte um expert em yoga e, preferentemente, também um cardiologista, para acompanhar e orientar o cardíaco…
Também sugerimos que, paralelamente ao pranayama, se vocalize o mantra “O” constantemente, diariamente, pois este mantra é poderosíssimo para toda e qualquer enfermidade do coração.
CONHECEMOS ALGUNS CASOS DE PESSOAS COM CARDIOPATOLOGIAS QUE SE CURARAM TOTALMENTE E HOJE GOZAM DE VIDA SAUDÁVEL…
Obrigado Gnisis Oline, vou fazer o exerciocio… mas a pronuncia correta é:
óóóóóóóó….. (ò aberto)
ou
ÔÔÔÔÔÔÔÔÔ…. (ô fechado)
e tem o tempo diario de pratica para fazer efeito??
Oi, Euler, a vogal O é fechada: Ô => ÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ (até esvaziar o pulmão… em seguida vocalize novamente, como na vez anterior).
E boas práticas.
Gostaria de saber se a prática do Pranayama Egípcio ajuda a curar problemas respiratórios como desvio de septo e outros (alergia, rinite, laringite, baixa imunidade…) pois sofro muito por conta deles. Poderiam receitar outras práticas medicinais que me ajudem a regularizar e harmonizar minha saúde respiratória, por favor?
Agradeço a vocês.
Se o caso não for de cirurgia corretiva, então você deve praticar as técnicas taoístas como CHIKUNG (ou Qi Gong).
Pesquise e pratique, e verá como tudo ficará 1.000% melhor em sua vida…
Gracias! ;D
Poderiam por getileza me explicar como se faz CADA mantra? No texto é dito quais os mantras mas não como se faz cada um. Obrigado.
me parece que o item 9 é desnecessário. A fossa esquerda já tinha sido fechada no item 7 e não foi aberta antes do 9.
Não consigo pronunciar de forma correta o mantra RA egípcio. Tem outro método, ou só mesmo pela prática?
Namastê!
Pronuncie como puder, Mik. Faça um superesforço…
E SE A MULHER OBSTER-SE EM PRATICAR O EXERCICIO,O HOMEM DEVE PRATICAR SOZINHO,
ENQUANTO ESTIVEREM JUNTOS?
Cada pessoa é livre para querer trilhar o caminho da Castidade Científica. O mais importante que o casal se compreenda e seja tolerante em relação ao Caminho escolhido…
Sim, cada um pode praticar, indepentendemente de o outro querer ou não acompanhar.
Quando faço tanto essa prática quanto a do ham sah eu fico tonto, muito tonto, será pq?
Diminua a intensidade no início, aumentando a frequência e a quantidade.
Os iniciantes não estamos acostumados com a hperventilação. cerebral…
Gostaria de saber se esta pratica ajuda no combate ao vicio da masturbação e que me ensinassem mais praticas para vencer este vicio terrivel , muito obrigado.
Caro Alexandre,
Um meio bastante eficaz é deixar de se focar nesse problema. Sim, arrependa-se desse mal e lute com as práticas de dissolução, mas pare de se martirizar e se focar no problema. A culpa não auxilia, apenas atrapalha.
Assim, seja mais caridoso e o vício te deixará mais livre. Como ser caridoso? De à tua alma a leitura dos grandes livros da humanidade (Machado de Assis, Goethe, Balzac, Hugo, e tantos outros), bem como se preocupe com problemas reais a tua volta, como os sérios problemas políticos que o Brasil apresenta.
Dedique-se a outras atividades e você verá que o desejo de se masturbar se amainará muito, até se tornar irrisório e incapaz de te levar a qualquer ato.
E, claro, arruma uma namorada. Isso é essencial. Antes derramar o sêmen com uma mulher que derramá-lo inutilmente.
Se Deus é capaz de transformar até os excrementos em boas coisas, quem dirá qualquer defeito que trazemos n’alma. Ore e lute a boa luta, e vencerás.
A sabedoria gnóstica possui metodologias objetivas para transcendermos nossos defeitos psicológicos, chamados didaticamente de EGO.
Sugerimos que se aprofunde na Psicologia Gnóstica, há material fartíssimo sobre isso.
Alexandre, torne-se vegetariano (ou ovolactovegetariano) e reduza consumo de alho e cebola que ajudara bastante. ocupar sua mente com leituras sagradas também potencializa o resultado. no inicio é mais dificil, mas se voce insistir e nao desistir vai ficando mais facil.
“Não realize essa prática logo após as refeições, estando enfermo(a) ou a mulher estando grávida ou menstruada…”
O enfermo, nesse caso, é em que sentido?
Seria uma doença passageira, como gripe ou resfriado, ou doenças crônicas incluem-se no conceito?
Se sim, o que fazer no caso de o enfermo contrair alguma doença do tipo, qual a melhor medida a ser tomada?
A força criativa não seria uma poderosa aliada à cura?
Obg
Exatamente o bom senso tem de ser usado nessa questão: se a pessoa estiver com gripe ou muito indisposta, com nariz entupido, ou debilitada demais etc. então abstenha-se de realizar o pranayama momentaneamente e faça outras práticas, como orações e mantras de cura, e a gnose ensina dezenas deles. Pode-se realizar runas para aumentar o nível de energia vital, usar a imaginação criadora, cartas astrais de cura, magia com elementais para restabelecimento da harmonia do corpo vital. Etc. etc.
Ou seja, há muitas coisas a se fazer, alem dos pranayamas…
QUE EU SAIBA PARA A MULHER É AO CONTRARIO DO HOMEM POR SER A PARTE NEGATIVA DOS DOIS POLOS.
O HOMEM RESPIRA PELA NARINA ESQUERDA E MENTALIZA— TON—FECHA E MENTALIZA—SA— EZALA PELA ESQUERDA–TON—INSOIRA PELA ESQUERDA—TON—RETEM E MENTALMENTE —RA— E EZALA PELA DIREITA—TOM.
ÉRA MINHA DUVIDA, MAS PELO QUE SEI É ISTO E PARA AS MULHERES É AO CONTRARIO.
Da para fazer este exercício deitado também ? Obrigado
Sim, é possível, porém, o ideal é na postura comumente chamada de “posição de lótus”, ou seja, com as pernas cruzadas. Se isso for dificultoso, recomenda-se sentar-se na cadeira ou no sofá, com as solas dos pés no chão.
De qualquer forma, tente a prática deitado. Se sentir algum incômodo, tontura, ou se adormecer antes de finalizar o exercício, então volte a praticar sentado. O que importa é realizar o pranayama todo santo dia, e sentir o Fogo Elemental espalhar-se por todo o seu corpo…
Olá , em meus estudos percebi que Jorge Adoum passa o ensinamento deste pranayama de forma invertida no livro “As chaves do reino interno” . Ensina que devemos começar tapando a fossa nasal esquerda e inspirar pela direita, pelo fato da narina direita ser solar. Tenho realizado o pranayama na forma descrita aqui. Sei que a polaridade é muito importante neste caso. De que forma devo proceder? Desde já agadeço, o site tem sido de grande valia.
Caro Leandro, sinceramente cremos que este detalhe não seja tão relevante, ou seja, se começamos com a narina esquerda ou direita. Muito mais importante é realizar esta prática sempre e sempre, com disciplina e constância, e deixar/permitir/suplicar à nossa DIVINA MÃE NATUREZA que se encarregue de desbloquear nossos canais, para que a Energia siga harmoniosamente e cumpra sua missão cósmica dentro de nós…
Boa tarde. Tenho uma dúvida sobre o pranayama egípcio. No livro “os mistérios do fogo” de SAW, o exercício começa pela narina direita, e não pela esquerda. Já no livro “o livro amarelo”, diz justamente o contrário, então qual está certo? Obrigado.
talvez um esteja se referindo ao pranayama para mulher e o outro para o homem, o Kundalini de um é invertido ao do outro.
Tenho uma pergunta referente ao Ham Tsa e o Pranayama Egípcio. É melhor ser feito usando músculos do esfincter e outros dois se não me engano, quando a energia está subindo? Foi o que me disseram, gostaria de saber sua opinião.
Eric, se você tiver domínio sobre os esfíncteres geniturinários, então pode usar. Depois de pronunciar o mantra HAM, aperte essa musculatura por alguns segundos, imaginando que a energia criadora ascende pela coluna vertebral… em seguida, relaxe-os e vocalize o SAH verbalmente e bem rápido… Esse é o artifício mais eficaz para o praticante…
Oi,
Como é o pranayama do homem e da mulher? Vi imagens na Internet que um começa diferente do outro, procede?
Grato
Rodrigo, se uma pessoa começa com a narina esquerda ou com a direita, isso não tem muita importância, o que importa é praticar com disciplina e constância…