Francisco de Assis

18
15098

Segundo o VM Samael Aun Weor, Francisco de Assis, ou simplesmente o Irmão Francisco, foi o bodhisatva (encarnação, ou manifestação humana) do grandioso mestre regente do Raio da Sabedoria, Kout-Humi, companheiro do mestre Morya para a criação da nobre Sociedade Teosófica.

A vida de Francisco de Assis é uma das imitações da vida de Jesus o Cristo. Francisco esforçou-se para que sua vida se tornasse a mais parecida com a vida do Sublime Mestre, em todos os aspectos, esotéricos, iniciáticos e também sociais; ou seja, o Irmão Francisco esforçou-se para viver a senda do Cristo Social (clique aqui).

Francisco Bernardone (ou melhor, Giovanni di Pietro di Bernardone) era o filho de um rico mercador italiano, em uma época em que os prazeres mundanos e as honras eram a grande moda para todos os jovens (diferentemente de hoje?). Mas, um dia, sente o chamado de Deus, à semelhança de Sidarta Gautama, o Buda…

Passa por um lugar onde um grupo de leprosos estava pedindo esmola para sobreviver, isso numa época em que se discriminava e temia muito esses enfermos; eram tratados com repulsa e até crueldade (diferentemente de hoje?)…

Francisco conhece uma belíssima moça, aproxima-se dela para conseguir um encontro amoroso, mas a jovem, com doçura e humildade infinitas, descobre parte de seu seio e mostra-lhe que este se encontra carcomido pela lepra.

Francisco recebeu uma terrível lição, pois suas emoções haviam levado um grande choque, fazendo-o sentir piedade, misericórdia, repulsa, asco, enfim, inúmeras sensações emocionais que o deixaram em profundo conflito existencial. Porém, com grande autocontrole, Francisco se acerca dela e, em vez de rechaçá-la, como provavelmente nós o faríamos, dá no rosto dessa jovem um beijo terno e cheio de piedades infinitas…

Quantos de nós já não tivemos gestos de amor, de piedade ou misericórdia, menos de tolerância? Quantos de nós sabemos nos colocar no lugar do outro, em empatia espiritual?

De pronto, Francisco, após essa “pequena grande” experiência, compreende que sua vida, cheia de pompas, riquezas, falsos salamaleques, orgulhos sociais etc. não tem mais sentido, e percebe, ao mesmo tempo, que a sociedade, a família e a Igreja dominante estão destruídas e abandonadas.

Repentinamente, após esses profundos processos de observação, auto-observação, compreensão e demais insights, uma misteriosa voz invade sua alma com a mensagem: RECONSTRÓI MEU TEMPLO!!!

Era a voz do seu Real e Verdadeiro Ser Interior, seu Pai Interno, ordenando-lhe que retornasse à Senda da Iniciação e que reconstruísse seu Templo Interior… E é isso o que o Irmão Francisco faz.

Imediatamente, renuncia a uma vida de honras, riquezas, reconhecimentos sociais e comodidades. E aspira, para “levantar seu templo interior”, a sofrer as mesmas dores do Cristo na cruz… é por isso que Ele se torna um dos estigmatizados mais famosos de todos os tempos.

Porém, para chegar a essas alturas, é óbvio que esse Iniciado poderoso teve não somente uma vida virtuosa, cheia de autêntica santidade, honra e sabedoria, senão uma vida de “Morrer no Cristo para renascer em Cristo”.

Francisco de Assis encarna a suprema Dor e o supremo Amor. Toda a sua vida foi uma Imitação de Cristo, uma constante entrega, um constante sofrer humilhações, um contínuo reagir com amor às ofensas e maledicências do próximo…

Com essa renúncia de seu próprio Ego, por meio dos padecimentos voluntários e conscientes, Francisco atinge sua Realização Íntima, e com esta, encarna os grandes prodígios presenteados por seu próprio Ser Divino, seu Pai Todo-Misericordioso Kout-Humi, Pai de Sabedoria.

Como exemplos, o Irmão Sublime vai a uma região da Itália e conversa amorosamente com um terrível lobo que estava destruindo o gado e os aldeões, e o convence a não mais praticar esse atos… Também prega sermões sublimes que ninguém se interessa em ouvir, menos os peixes de um rio, que o escutam com encanto e devoção…

Milagres de cura por meio de orações, ervateria e magia elemental, ubiquidade (dom de estar em dois ou mais lugares ao mesmo tempo para realizar suas pregações místicas), levitações na frente das multidões, consagrações e exorcismos de purificação em massa de cidades inteiras. Etc.

Multidões de mulheres e homens ficaram impactadas para sempre pelo poeta, santo e imitador de Cristo, Cristo encarnado, anjo seráfico e mestre da Grande Fraternidade Branca Francisco de Assis.

Dessa maravilhosa e sublime vida, podemos sacar força para nosso próprio trabalho interno, para que nos voltemos contra nós mesmos, contra nosso lobo interior, ou monstro que interiormente nos impede de crescer e realizar a Vontade do Pai que está em segredo.

Somente crucificando-nos dia a dia, tomando a cruz com amor e consciência é que poderemos ser capazes de imitar Cristo em pensamentos, palavras e atos e entrar definitivamente na Senda da Iniciação.

Oração de Francisco de Assis

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei com que eu procure
mais consolar que ser consolado,
compreender que ser compreendido,
amar que ser amado…
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado
e é MORRENDO que se nasce para a vida eterna…

francisco e os animais Gnosisonline

18 COMENTÁRIOS

    • Fábio,

      Segundo o Mestre Samael existem vários Mestres da Loja Branca ou da Fraternidade Branca encarnados neste planeta, mas se sabe só do V.M. Mestre Avalokiteshvara como personagem público, ao menos por hora…

  1. São Francisco de Assis, é um intercessor de valor. Eu já tive uma graça alcançada por seu intermédio, que só quem vive o milagre, sabe o valor que tem um escolhido de Deus. Eu fico indignado, quando vejo algum seguidor de seita zombando dos milagres atribuídos aos Santos.

  2. Ler e ouvir sobre Francisco é sempre inspirador; regozijante! Que a Mãe nos conduza neste caminho deste messe que tem como lição a propreia Vida

  3. Sao francisco de assis , homem justo e puro de coraçao escolhido por cristo para cumprir uma missao na terra ser luz onde so se encontrava trevas . O mais importante desta imagem e que sao francisco realizou a maior obra no mundo espiritual combateu o bom combate e que nos gnoticos iniciado ou nao temos que imita-lo nao so a busca espiritual mas o bem proceder.Pois o verdadeiro servo e o que serve seu mestre.

  4. Visitei a cidade de Assisi (Itália) e é impressionante mesmo conhecer a adabia de São Francisco, os locais que ele frequentou, a igreja de Santa Clara e toda a clareza de idéias e pensamentos que ele teve naquela época! abraço de luz

  5. Gostaria de fazer o São Francisco fêz, não sei
    se tenho pureza para tal.

    Ainda existem humanos maravilhosos.

    Obrigado meu “DEUS”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.