Os Elementos Químicos na Alquimia – Mercúrio (1/2)
- Este tópico está vazio.
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Visualizando 1 post (de 1 do total)
- Você deve fazer login para responder a este tópico.
Bom dia amigos!
Hoje no dia de Corpus Christi postarei um texto para nossa reflexão…
“Conversaremos hoje um pouco sobre o Mercúrio, um dos principais elementos da Alquimia. O Mercúrio é um dos seis elementos que estão em estado líquido em temperatura ambiente ou naquelas próximas, sendo que, além do Bromo, este é o único elemento que encontra-se neste estado nas Condições Padrão de Tempertatua e Pressão (0°C e 1 bar).
Seu símbolo é Hg e seu número atômico é 80. Comparado com outros metais, não é um bom condutor de calor entretanto é um bom condutor de eletricidade. Estabelece uma liga metálica facilmente com outros metais, como o ouro e a prata, o que denominamos de “amálgama”. É insolúvel em água e solúvel em ácido nítrico, que os antigos alquimistas denominavam de “Aqua fortis”.
Sendo seu número atômico 80, simboliza que existem num átomo com carga neutra 80 prótons e 80 elétrons. Associando um estudo da Cabala com o Tarot, poderíamos reduzir 80 em 8+0= 8, nos remetendo ao arcano 8 do Tarot, este indicando dificuldades, provas, dor e sacrifícios, adjetivos precisos associados ao trabalho com tal elemento interno. Podemos nos lembrar também das 8 provas de Jó.
Este elemento é conhecido desde a antiguidade e, por ter uma característica metálica que nos lembra a prata, recebeu o nome de “hydrargyrum”, que significa prata líquida. Desta forma, já temos as primeiras informações para basear nossa reflexão, podendo nós iniciarmos as compreensões sobre o Mercúrio. Sabemos que a Prata está relacionada à Lua, que representa a inconsciência em nosso interior. Os alquimistas tinham o interesse de transformar a Lua em Sol, ou seja, metais comuns em Ouro.
O Mercúrio é dificilmente encontrado livre na natureza, sendo mais comumente observado em um mineral denominado Cinabre que é, pasmem vocês leitores, a união do Mercúrio com o Enxofre (HgS). Aqueles mais versados em Alquimia já devem ter observado que dois dos três elementos mais importantes na Alquimia, o Mercúrio e o Enxofre, estão unidos neste mineral encontrado na natureza – nossa eterna professora.
Este elemento também pode ser encontrado associado aos Hidrocarbonetos gasosos e líquidos, como o petróleo e betume. No post sobre o petróleo discorremos sobre o que são Hidrocarbonetos – União de Hidrogênio e Carbono – e quais são suas simbologias alquímicas. Parafraseado Samael Aun Weor: `não devemos perder jamais nossa capacidade de assombro…`
(Continua…)”
retirado de http://druidagales.blogspot.com.br/2011/07/os-elementos-quimicos-na-alquimia.html
Gnosisonline - O maior portal gnóstico de língua portuguesa do mundo. Divulgação da Obra do Venerável Mestre Samael Aun Weor, patriarca das instituições gnósticas contemporâneas. Centenas de livros, vídeos, áudios, imagens e conferências de Samael e outros mestres da Grande Fraternidade Branca.