BINAH – O ESPÍRITO SANTO DE DEUS

0
141

“Salve, Cisne Sagrado, Hamsa Milagroso.
Salve, Ave Fênix do Paraíso!
Salve, Íbis Imortal, Pomba do Graal.
Energia Criadora do Terceiro Logos!” (Ritual Gnóstico)

Binah é o Espírito Santo, é o Terceiro Logos, o Senhor Shiva dos hindustânis, que se manifesta como potência sexual em tudo o que é, foi e será. O Espírito Santo é essa força sexual que vemos nos pistilos das flores, isso que se expressa nos órgãos criadores de todas as espécies vivas, a força maravilhosa sem a qual o Universo não poderia existir.

Os cabalistas aplicam os distintos sefirotes da Cabala hebraica aos Mundos. Por exemplo: o Ancião dos Dias é um ponto do espaço infinito, é eterno como símbolo. Chokmah está governado pelo Zodíaco e é verdade. Dizem que Binah está governado por Saturno, aqui chegamos a um ponto no qual temos de dissentir; não quero dizer que não esteja o Espírito Santo governado por Saturno, que não haja uma relação em ambos, sim, há. Contudo, isso não é tudo, porque não há dúvida de que o mundo de Júpiter está relacionado de certa forma com Binah, uma vez que tem poderes, trono e que lava as Águas da Vida.

Do Ain Soph, o Átomo Superdivino, emanam Kether, Chokmah e Binah, a Coroa da Vida, o resplandecente Dragão de Sabedoria.

Quando chegue a Grande Noite Cósmica, o resplandecente Dragão de Sabedoria absorver-se-á dentro de Ain Soph… eis aí a Trindade absorvendo-se dentro da Unidade. Eis aí o Santo Quatro, o Tetragrammaton dos cabalistas!

A Trindade, a Tríade Perfeita – Pai, Filho e Espírito Santo – mais a Unidade da Vida é o Santo Quatro, os quatro carpinteiros eternos, os quatro cornos do Altar, os quatro Ventos do Mar, o Santo e misterioso Tetragrammaton cuja palavra mântrica é Iod He Vav He, o extraordinário nome do Eterno.

O Espírito Santo desdobra-se numa mulher inefável e esta é a Divina Mãe; veste túnica branca e manto azul. O Espírito Santo é Shiva, o Divino Esposo de Shakti, a Divina Mãe Kundalini.

A Divina Mulher é uma Virgem Inefável, esta Divina Mãe está simbolizada nos astecas por uma Virgem misteriosa (veja a monografia Nº 10 – Magia Crística Asteca), esta Virgem tem na sua garganta uma misteriosa boca, isso porque a garganta é o útero onde se gesta a Palavra. Os Deuses criam com a laringe: No Princípio era o Verbo, o Verbo estava em Deus e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio em Deus. Todas as coisas foram feitas por Ele e nada do que foi feito, foi feito sem Ele. Nele está a vida e a vida era a luz dos homens. O Verbo tornou fecundas as Águas da Vida e o Universo no seu estado germinal surgiu esplendorosamente na Aurora. O Espírito Santo fecundou a Grande Mãe e nasceu o Cristo. O Segundo Logos é sempre filho da Virgem Mãe.

Ela é sempre Virgem antes do parto, no parto e depois do parto. Ela é Ísis, Maria, Adônia, Isoberta, Reia, Cibele etc. Ela é o Caos Primitivo, a Substância Primordial, a Matéria-Prima da Grande Obra. O Cristo Cósmico é o Exército da Grande Palavra e nasce sempre nos mundos e é crucificado em cada um deles para que todos os seres tenham vida e a tenham em abundância.

O Espírito Santo é o Criador de Luz. E disse Deus: “Faça-se a Luz e a Luz foi feita”. O sentido esotérico é: Porque o disse, foi!

A Terra tem nove estratos e no nono está o Laboratório do Terceiro Logos. Na realidade o nono estrato está em todo centro da massa planetária; aí está o Santo Oito, o divino símbolo do Infinito, no qual estão representados o cérebro, o coração e o sexo do Gênio planetário.

Uma Serpente Sagrada enrosca-se no Coração da Terra, precisamente na nona Esfera. Ela é sétupla na sua constituição e cada um dos seus sete aspectos ígneos corresponde-se com cada uma das sete Serpentes do Homem.

A energia criadora do Terceiro Logos elabora os elementos químicos da Terra com toda a sua complexidade multifacética de formas. Quando essa Energia Criadora se retirar do centro da Terra, então o nosso mundo converter-se-á num cadáver. É assim que morrem os mundos.

O Fogo Serpentino do Homem emana do Fogo Serpentino da Terra. A terrível Serpente dorme profundamente no seu misterioso ninho de ocas e rarefeitas esferas, semelhantes na verdade a um quebra-cabeças chinês.

Estas são esferas concêntricas, astrais e sutis. Na realidade, assim como a Terra tem nove esferas concêntricas e no fundo de todas está a terrível Serpente, assim também as tem o homem, porque este é o Microcosmo do Macrocosmo. O homem é um Universo em miniatura, o infinitamente pequeno é análogo ao infinitamente grande.

O Hidrogênio, o Carbono, o Nitrogênio e o Oxigênio, são os quatro elementos básicos com os quais o Terceiro Logos trabalha. Os elementos químicos estão dispostos segundo a ordem dos seus pesos atómicos; o mais simples é o hidrogênio, cujo peso atômico é 1, e termina com o Urânio, cujo peso atômico é 238,5 e vem a ser de fato o mais pesado dos elementos conhecidos.

Os elétrons vêm a constituir-se numa ponte no Espírito e na Matéria. O hidrogênio em si é o elemento mais primário que se conhece, a primeira manifestação da Serpente. Todo elemento, todo alimento, todo organismo se sintetiza em determinado tipo de hidrogênio. A energia sexual corresponde ao hidrogênio 12 e a sua nota musical é SI.

A matéria eletrônica solar é o Fogo Sagrado da Kundalini. Quando libertamos essa energia, entramos no caminho da autêntica Iniciação.

A energia do Terceiro Logos expressa-se por meio dos órgãos sexuais e por meio da laringe criadora. Estes são os dois instrumentos através dos quais flui a poderosa Energia Criadora do Terceiro Logos.

Quando se trabalha com o Arcano AZF, desperta-se a Serpente Sagrada. O fluxo ascendente da energia criadora do Terceiro Logos é Fogo Vivo. Esse Fogo Pentecostal sobe ao longo do canal medular abrindo centros e despertando milagrosos poderes.

No México antigo, no Templo das Serpentes chamado Quetzalcóatl, adorava-se o Espírito Santo com túnica e manto de cores branco, negro e vermelho e se lançavam, nas brasas de fogo, caracóis em pó. E para isso misturavam-se caracóis marinhos brancos, negros e vermelhos. O branco é o Espírito Puro, o Negro simboliza a queda do Espírito na Matéria e o Vermelho é o Fogo do Espírito Santo, através do qual regressamos à brancura do Espírito Puro.

Esse incenso subia até o céu; o sacerdote orava pela vida e floresciam as plantas porque o Espírito Santo é o Fogo Sexual do Universo. O Rito realizava-se no Templo de Quetzalcóatl antes do nascer do Sol porque o Espírito Santo é o Criador da Luz; o sacerdote vocalizava os mantras: IN… EN…

Jonas, o profeta, também realizava o Rito do Espírito Santo, exatamente igual aos astecas, e usava para isso as mesmas vestes e defumações. Também vocalizava os mantras IN… EN… enquanto jogava os perfumes no fogo. Esse rito deve ser estabelecido em todos os Santuários Gnósticos.

Os caracóis estão relacionados com a água do mar e a água é o habitáculo do Fogo do Espírito Santo. Assim, então, os caracóis marinhos são as defumações perfeitas do Espírito Santo. A Mãe, ou Espírito Santo, nos dá o Poder e a Sabedoria.

Os símbolos da Virgem são: o Yoni, o Cálice e a Túnica da Ocultação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.