Recebi este texto no meu mail. Sem comentàrios, leeeeeeiam.
O MUNDO DO BUDISMO TIBETANO
Uma Visão Geral de sua Filosofia e prática
TENZIN GYATSO (DALAI LAMA)
EDITORA NOVA FRONTEIRA
Capítulo 14 – Os Traços Distintos do Tantra
Página 140
“…Isso mostra que temos em nós um certo potencial, ou semente, que pode ser
mais desenvolvido. Entre esses quatro estados que ocorrem naturalmente, o que
nos dá a melhor chance de gerar a experiência de luz clara é o clímax do ato
sexual. Embora estejamos adotando o termo usual, “sexual”, a referência não deve
ser tomada em seu sentido corrente. Trata-se, antes, da experiência de entrar em
união com um consorte do sexo oposto, o que faz com que os elementos vitais,
situados no topo da cabeça, se fundam e, então, através do poder de meditação,
se fluxo seja revertido em direção ascendente. Um dos pré requisitos para
empreender uma prática tão avançada de união sexual é que o praticante tenha a
habilidade de se abster da emissão seminal. Diz-se que a emissão dos fluidos
seminais prejudica a prática do indivíduo, especialmente segundo as explicações
encontradas no Kalacakra Tantra. Esse texto enfatiza que o praticante do Tantra
deve ser capaz de proteger-se contra a emissão
seminal, mesmo em sonho….”
Página 142
“…Para ilustrar esse esse ponto, quando Buda ensinou os vários tantras
superiores, ele o fez aparecendo como a deidade principal da respectiva mandala,
em união com uma consorte. Portanto, os praticantes também devem visualizar a si
próprios, em imaginação, assumindo o aspecto divino de uma deidade em união com
uma consorte….”
Capítulo 17 – Promessas e Votos
Página 164
“…Nas três categorias inferiores do Tantra, é estritamente proibido ingerir
alimentos não-vegetarianos. No entanto, no Tantra Yoga Superior, os praticantes
são efetivamente aconselhados a confiar nos cinco tipos de carnes e nos cinco
tipos de néctar. O perfeito praticante do Tantra Yoga Superior é um indivíduo de
faculdades tão elevadas que é capaz de transformar, através do poder de
concentração meditativa, as cinco carnes e os cinco néctares em substâncias
purificadas, podendo, assim, utilizá-los para aumentar o abastecimento de
energia de bem-aventurança em seu corpo…”
Página 166
“… Alé do mais, nos escritos da Escola Hinayana, encontramos passagens
afirmando que o Bodhisattva que alcança o mais alto nível do caminho, o limiar
da plena iluminação – isto é, o Bodhisattva que efetivamente atingirá a plena
iluminação em vida – só pode ser do sexo masculino. Afirmações semelhantes
também podem ser encontradas em certos sutras Mahayana, bem como na literatura
pertencente a todas as três classes inferiores do tantrismo. Mas a posição do
Tantra Yoga Superior é diferente. Aqui, desde o começo, só é possível receber
uma iniciação com base numa profunda experiência de união sexual. Isso significa
que as deidades masculinas e femininas devem estar ambas presentes numa mandala
– ou seja, os dhyani buddha e as dhyani consortes devem existir, juntos, na
mandala visualizada. Assim também, no que diz respeito às promessas e
compromissos assumidos durante uma iniciação, o Tantra Yoga Superior enfatiza
particularmente a natureza da relação do indivíduo com a
mulher. Desprezar as mulheres, por exemplo, é uma infração a um dos votos
fundamentais do tantrismo….”
Página 167
“… Quando os praticantes atingem os níveis superiores do caminho tântrico,
recomenda-se que procurem uma consorte como estímulo para progredir ainda mais
no caminho. Quando ocorre essa união, se o praticante do sexo masculino estiver
mais adiantado em sua realização, ele pode auxiliar sua parceira a efetuar a
concretização dos vários estados resultantes. O mesmo se dá quando a praticante
do sexo feminino está mais adiantada: tambem ela pode ajudar seu parceiro a
atingir os estados mais elevados. Os efeitos são, pois, complementares, seja
qual for o sexo do praticante. Por isso, no Tantra Yoga Superior – no
Tantra-raiz Guhyasamaja, por exemplo – a possibilidade de uma praticante atingir
a plena iluminação em vida, na forma feminina, é afirmada de forma explícita e
inequívoca. Basicamente, isso é possível porque, no Tantra, e especialmente no
Tantra Yoga Superior, o praticante se empenha num método de exploração e
desenvolvimento da potencialidade latente que existe nele
mesmo, particularmente a mente fundamental, inata, de luz clara. E, do ponto de
vista de se possuir essa mente fundamental, inata, não há diferença entre homens
e mulheres….”
Capítulo 19 – A Prática Tantrica Avança – O Tantra Yoga Superior
Página 197
“… Como se gera tal experiência de grande bem-aventurança? Quando as gotas se
fundem dentro do seu corpo, você experimenta uma sensação única, que se origina
no interior do canal central. Isso produz uma poderosa experiência de
bem-aventurança física que, por sua vez, conduz a mente a um nível muito sutil
de experiência, impregnado de bem-aventurança mental…”
Página 198
“… Por causa da importância da utilização da bem-aventurança para realizar a
Vacuidade, muitas deidades meditacionais, são representadas, no Tantra Yoga
Superior, em união sexual. Como já vimos anteriormente, essa bem-aventurança é
muito diferente daquela experimentada durante a relação sexual comum…”
(crédito do texto, Luis Pereira)
Autor
Posts
Visualizando 1 post (de 1 do total)
Você deve fazer login para responder a este tópico.